VIVÊNCIA DAS EMOÇÕES: A ESSÊNCIA DA RELAÇÃO CRIANÇA-MÚSICA
E DA EDUCAÇÃO MUSICAL
Música; Emoções; Educação; Infância;
Teoria Histórico-Cultural.
Esta tese analisou, à luz da Teoria HistóricoCultural, a essência da relação criançamúsica e da educação musical,
demonstrando que na cultura, as crianças
vivenciam a arte da música atribuindo
sentidos emocionais às estruturas musicais
a partir de suas experiências, e essa deveria
ser a essência do processo educativo em
música. Teórico-metodologicamente apoiouse nos pressupostos do método pedológico
proposto por Vigotski. Realizou-se uma
pesquisa empírica com quatro crianças de 7
e 8 anos, objetivando investigar de que
maneira se relacionam com a arte musical,
em seu conteúdo, material e forma, quais
emoções vivenciam e a partir de quais das
suas experiências. As ferramentas e os
procedimentos de pesquisa foram músicas
que as crianças e a pesquisadora
selecionaram para escutar juntas,
instrumentos musicais convencionais e não
convencionais para criações musicais
diversas, roda de conversa e diálogos em
narrativas livres. As ferramentas de análise
foram as vivências, os comportamentos
musicais, as palavras e as criações
musicais. Analisou-se que as crianças
reconhecem, desde a mais tenra infância, a
partir das suas experiências, partes que
compõe a estrutura musical, seja no
conteúdo, material ou forma, atribuindo-lhes
sentidos emocionais. As crianças vivenciam,
pelas estruturas musicais, diversos afetos, e,
além disso, expressam, de diferentes
maneiras, suas emoções. Os resultados
contribuem para o fortalecimento de uma
educação musical que prima pela
organização intencional de espaços
educativos em música, com centralidade na
vivência dos afetos.