Avaliação nos Anos Iniciais: Prescrições Institucionais e Concepções e Práticas de Docentes de escolas do Município de Januária-MG
Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Avaliação Educacional; Avaliação da Aprendizagem; Políticas de Avaliação; Concepções Avaliativas e PráticasEste projeto de tese vincula-se à Linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB). O estudo articula-se às produções realizadas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho Docente, Didática e Trabalho Pedagógico (PRODOCÊNCIA). Trata-se da avaliação da aprendizagem no contexto escolar de educação formal, institucionalizada, por ser um dos elementos estruturantes do trabalho pedagógico da escola e da sala de aula. O objetivo geral é analisar as relações entre o proposto em documentos oficiais e as concepções e práticas de professores de anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da avaliação da aprendizagem em escolas do Município de Januária - MG. Com base no objetivo geral temos os seguintes objetivos específicos: compreender as concepções teórico-práticas apresentadas em documentos oficiais que tratam da avaliação da aprendizagem, emanados da Secretaria de Estado da Educação – MG; compreender as concepções e práticas sobre avaliação da aprendizagem de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental; compreender os desafios e as possibilidades da adoção de práticas avaliativas para as aprendizagens, a partir do proposto institucionalmente e do concebido pelos professores; identificar como a avaliação da aprendizagem é retratada no PPP das escolas. A investigação caracterizase pela abordagem qualitativa numa perspectiva críticodialética. Como técnica de levantamento de dados serão utilizados questionários a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e pesquisa documental. Para ler, organizar os dados e identificar as categorias de análise, será adotada a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2020).