Banca de DEFESA: DULCIMÁRIA FERREIRA DA CUNHA MARCAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DULCIMÁRIA FERREIRA DA CUNHA MARCAL
DATA : 11/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Atos - FE-01
TÍTULO:

DESAFIOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM SALAS DE RECURSOS GENERALISTAS NO DISTRITO FEDERAL


PALAVRAS-CHAVES:

Deficiência Intelectual; Salas de Recursos Generalistas; Educação Matemática Inclusiva; Funções Psicológicas Superiores; Desenvolvimento Humano.

 


PÁGINAS: 156
RESUMO:

Pensar no processo de ensino e aprendizagem das pessoas com Deficiência Intelectual, na atualidade, é trazer à tona uma mudança de terminologias e concepções. Ambas caminharam junto ao longo da história da humanidade, numa perspectiva da limitação e da incapacidade dessas pessoas que foram denominadas de débeis, mongoloides, retardados, incapazes, excepcionais e outros, o que, mesmo sem intenção, já inferiorizava esses sujeitos. Esse processo de transformação na sociedade é fruto de uma nova visão que a escola deve cultivar, realizando práticas inclusivas que visam o desenvolvimento desses sujeitos em todas as dimensões, levando em conta as potencialidades desse indivíduo e não sua limitação, além de um processo que visa uma aprendizagem não apenas na perspectiva cognitiva, mas também na social, política e histórica. Diante disso, o presente trabalho busca compreender o ensino da Matemática em Salas de Recursos Generalistas do Distrito Federal no atendimento a estudantes com Deficiência Intelectual. Para isso, esta pesquisa visa descortinar um pouco do universo desses indivíduos tecendo a trajetória de marcos históricos no mundo e no Brasil durante o século XX e XXI, com acontecimentos e leis que garantiram a inclusão das pessoas com deficiência na escola regular, chegando até um atendimento mais específico com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) por meio das Salas de Recursos Generalistas (SRG) no Distrito Federal. Além disso, caracteriza a Deficiência Intelectual, de acordo com Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - V (DSM-V), publicado pela Associação Americana de Psiquiatria (APA); Clasificação Internacional de Doenças (CID) organizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela teoria da defectologia vigotskiana.  Para terminar, discursa sobre a potencialidade das práticas inclusivas em Educação Matemática realizadas nas Salas de Recursos Generalistas do Distrito Federal. Essa discussão será fundamentada na teoria de Vigotski, dentro da defectologia, que descreve o desenvolvimento das pessoas com deficiência seguindo a mesma lei de desenvolvimento das pessoas típicas, mas por caminhos alternativos e meios auxiliares para desenvolver processos compensatórios, que visam o desenvolvimento desses sujeitos. Em relação aos aspectos metodológicos, a pesquisa terá abordagem qualitativa descritiva, baseada na teoria histórico-cultural, que entende que as funções psicológicas superiores, próprias da espécie humana, se complexificam a partir das relações sociais, bem como das mediações semióticas vividas, por meio dos instrumentos de construção cultural e de procedimentos de revisão bibliográfica e documental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2991334 - LYGIANNE BATISTA VIEIRA
Interno - 1077549 - GERALDO EUSTAQUIO MOREIRA
Externa ao Programa - 1251307 - EDVONETE SOUZA DE ALENCAR - UnBExterna à Instituição - DAYSE KELLY BARREIROS DE OLIVEIRA - IFB
Notícia cadastrada em: 26/11/2024 10:50
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