O que pode a Orientação Educacional na atualidade: A importância da escuta ativa coletiva
Orientação Educacional; Mal-estar na escola; Escuta coletiva; Pesquisa qualitativa; Inclusão das diferenças.
Em 1930, Freud publicou O mal-estar na civilização, abordando as tensões da sociedade, que se intensificaram nos séculos XX e XXI. Nas escolas, esse mal-estar se manifesta por meio do fracasso escolar e da violência, o que afeta a profissão de Orientação Educacional, convocada para lidar com essa realidade. Historicamente, a profissão enfrentou um viés prescritivo, individualizante e ajustador, que se mostrou ineficaz, gerando ainda mais sofrimento nas escolas e contribuindo para a extinção da formação inicial em Pedagogia nessa área. No Distrito Federal, as escolas públicas contam com 1.132 Orientadores Educacionais. Atualmente, o mal-estar nas escolas mostra-se acentuado pela cultura do individualismo, da intolerância às diferenças pela ausência de uma leitura interseccional e subjetiva da realidade dos atores escolares, da crescente competitividade e da pressão por desempenho que estrangulam as dinâmicas interpessoais. O objetivo geral desta tese é analisar se a escuta coletiva está presente nas práticas de Orientação Educacional nas escolas públicas do DF. Os objetivos específicos são: 1. identificar as concepções dos orientadores sobre a profissão; 2. analisar como lidam com o mal-estar na escola; 3. avaliar os efeitos da escuta ativa, quando existente, na formação continuada. A pesquisa foi qualitativa, com grupo focal, entrevistas e observação participante, envolvendo 12 orientadores educacionais. Os resultados indicaram que os orientadores se sentem sobrecarregados pelas demandas, questionam a formação recebida e reconhecem a necessidade de redimensionar a profissão. Eles destacam que a escuta ativa coletiva na formação continuada é essencial para fortalecer sua atuação e alinhar a profissão às demandas contemporâneas. A pesquisa aponta que é possível um redimensionamento do papel da Orientação Educacional nas escolas.