Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas (CVLOPs): a ludicidade como princípio para a formação continuada de professores e professoras
Formação de Professores; Formação Continuada; Ludicidade; Práxis;
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a Formação Continuada com Ludicidade de Professores no contexto dos CVLOPs da SEEDF. O estudo teve como problema central: Quais concepções e práticas de ludicidade orientam a formação continuada ofertada pelos Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Distrito Federal? A tese tem como objetivo central: analisar as perspectivas, as concepções e a base epistemológica do processo de formação continuada ofertado pelos CVLOPs/SEEDF. Concebemos o Materialismo Histórico Dialético como referencial teórico metodológico (Curado Silva, 2008; Marx, 1980; Menezes, 2022). O referencial teórico pautado nas discussões sobre ludicidade numa perspectiva Pedagogizada (Instrumental: Muniz, 2011; Wajskop, 2001, Lopes, 2014 e Didatizada: Wajskop, 2001), Atraente (Chateau,1987) e Humanizadora (Lopes, 2004, 2014; Luckesi, 2000) e sobre a epistemologia na formação de professores (Contreras, 2012; Curado Silva, 2012, 2018. 2019, 2021). No movimento dialético, afirmamos a tese de que os Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas apresentam um projeto de formação docente que inaugura a possibilidade de os próprios professores e de as próprias professoras realizarem uma formação que tem a ludicidade como princípio.