Banca de DEFESA: LOURDES CHRISTINA DOS SANTOS MACÊDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LOURDES CHRISTINA DOS SANTOS MACÊDO
DATA : 20/12/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Virtual (RNP)
TÍTULO:

O TRABALHO PEDAGÓGICO DAS PROFESSORAS DA SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL


PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho Pedagógico; Sala de Apoio à Aprendizagem; Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.


PÁGINAS: 240
RESUMO:

Ao trabalho pedagógico desenvolvido pelas professoras da Sala de Apoio à Aprendizagem da SEEDF com estudantes que possuem Transtornos Funcionais Específicos. O trabalho pedagógico das professoras da Sala de Apoio à Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, tema deste trabalho, aponta as inquietações despertadas em 2022, quando questionava-se o trabalho pedagógico dessas profissionais no espaço instituído há pouco mais de uma década por meio de programa de atendimento a estudantes com Transtornos Funcionais Específicos. A problemática demarca a seguinte questão: Como se constitui o trabalho pedagógico da/o professora/or na Sala de Apoio à Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal? Para responder a tal questionamento, tem-se, como objetivo geral, desvelar o trabalho pedagógico da/o professora/or da Sala de Apoio à Aprendizagem do Distrito Federal. Como objetivos específicos, caracterizar, de acordo com a legislação pertinente, o perfil da/o professora/or da Sala de Apoio à Aprendizagem e sua relação com o Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem; analisar o trabalho da/o professora/or da Sala de Apoio à Aprendizagem nas diferentes Coordenações Regionais de Ensino do Distrito Federal. Foram utilizadas fontes documentais como a proposta da Sala de Apoio à Aprendizagem, as Portarias 39/2012 e 414/2022, a Orientação Pedagógica do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (2010), os Referenciais para Atuação do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (2014), o Regimento Interno da Rede Pública de Ensino do DF (2019), a Estratégia de Matrícula (2023) e outros documentos que amparam a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A metodologia adotada, de abordagem qualitativa, pautou-se no Materialismo Histórico-Dialético. A pesquisa documental e bibliográfica deu suporte à investigação, além de depoimentos, questionários e entrevistas com professoras da Sala de Apoio à Aprendizagem. Como técnica para análise de dados buscou-se uma aproximação à Análise do Discurso Crítica. Quanto aos resultados têm-se um trabalho marcado por gênero, raça e classe, alienado, precarizado e intensificado. O trabalho pedagógico configura-se nas relações entre as professoras e seus estudantes, com indicadores de planejamento e avaliação como potenciadores para a aprendizagem. As considerações finais versam sobre a dialética que aponta a necessidade de inclusão dos estudantes e os elementos que configuram exclusão das professoras, negligenciadas pelo sistema. Assim, apontam-se proposições para a superação das dificuldades encontradas no e pelo trabalho pedagógico investigado e para que a Sala de Apoio possa se configurar como uma política pública de melhor envergadura.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARILI MOREIRA DA SILVA VIEIRA - UPM
Externa à Instituição - MARIA ALEXANDRA CLAVIJO LOOR - UTEG
Externo ao Programa - 1704471 - EDSON MARCELO HUNGARO - nullPresidente - 1087811 - ERLANDO DA SILVA RESES
Notícia cadastrada em: 19/12/2024 10:10
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app35.sigaa35