Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA DE SOUZA FREIRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINA DE SOUZA FREIRE
DATA : 20/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: virtual
TÍTULO:

VIVÊNCIAS EMOCIONAIS DE ADOLESCENTES NA ATIVIDADE EDUCATIVA: UM OLHAR PELA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL


PALAVRAS-CHAVES:

Vivências; Emoções; Adolescência; Atividade educativa; Teoria Histórico-cultural


PÁGINAS: 46
RESUMO:

A presente dissertação tem como objetivo compreender como os adolescentes vivenciam a dimensão dos afetos na escola, a partir da perspectiva histórico-cultural. Fundamentada nas contribuições de Vigotski sobre o papel das emoções no desenvolvimento humano, a pesquisa busca explorar as vivências emocionais na atividade educativa, considerando as relações entre os adolescentes e o meio escolar. Como metodologia, adotou-se a abordagem das vivências, tendo o grupo focal como ferramenta investigativa, permitindo a coleta de relatos e reflexões dos participantes sobre suas vivências afetivas. A análise dos dados será realizada por meio da ferramenta Palavra, utilizada para identificar significados atribuídos pelos adolescentes às suas vivências emocionais no ambiente escolar. A relevância do estudo está na necessidade de considerar a dimensão afetiva na prática educativa, visando contribuir para uma compreensão mais ampla do desenvolvimento humano durante a adolescência. Os resultados e conclusões serão apresentados futuramente, com vistas a fortalecer o diálogo entre emoção, escola e desenvolvimento.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AUGUSTO CHARAN ALVES BARBOSA GONCALVES - ESTÁCIO-DF
Presidente - 1516150 - CRISTINA MASSOT MADEIRA COELHO
Externa à Instituição - DAIANE APARECIDA ARAUJO DE OLIVEIRA - CIMAN
Externo ao Programa - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS - null
Notícia cadastrada em: 18/02/2025 10:10
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app23.sigaa23