VIVÊNCIAS EMOCIONAIS DE ADOLESCENTES NA ATIVIDADE EDUCATIVA: UM OLHAR PELA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Vivências; Emoções; Adolescência; Atividade educativa; Teoria Histórico-cultural
A presente dissertação tem como objetivo compreender como os adolescentes vivenciam a dimensão dos afetos na escola, a partir da perspectiva histórico-cultural. Fundamentada nas contribuições de Vigotski sobre o papel das emoções no desenvolvimento humano, a pesquisa busca explorar as vivências emocionais na atividade educativa, considerando as relações entre os adolescentes e o meio escolar. Como metodologia, adotou-se a abordagem das vivências, tendo o grupo focal como ferramenta investigativa, permitindo a coleta de relatos e reflexões dos participantes sobre suas vivências afetivas. A análise dos dados será realizada por meio da ferramenta Palavra, utilizada para identificar significados atribuídos pelos adolescentes às suas vivências emocionais no ambiente escolar. A relevância do estudo está na necessidade de considerar a dimensão afetiva na prática educativa, visando contribuir para uma compreensão mais ampla do desenvolvimento humano durante a adolescência. Os resultados e conclusões serão apresentados futuramente, com vistas a fortalecer o diálogo entre emoção, escola e desenvolvimento.