Banca de DEFESA: Maira Vieira Amorim Franco

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Maira Vieira Amorim Franco
DATA : 20/02/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Atos FE01
TÍTULO:

  Os Centros Estaduais de Formação Continuada de Professores da Educação Básica: analisando fundamentos conceituais e metodológicos


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada de professores da educação básica; Centros estaduais de formação continuada; Fundamentos conceituais e metodológicos de formação continuada; Política de formação de professores; Reforma neoliberal da educação


PÁGINAS: 262
RESUMO:

Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília, Linha de Pesquisa Profissão Docente Currículo e Avaliação, e tem como objetivo analisar as concepções de formação dos Centros Estaduais de Formação Continuada de Professores no Brasil. O estudo, orientado pelo método do Materialismo Histórico-Dialético, empregou a técnica da análise documental e, a visita técnica e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta e geração de dados. O lócus da pesquisa incluiu Centros Estaduais de Formação Continuada, com representação de quatro regiões do Brasil e os participantes foram gestores e professores formadores que atuam nestes locais. Os resultados indicam que, embora os centros desempenhem um papel estratégico na formação docente, tendem a atender interesses reformistas e neoliberais que gerenciam as políticas educacionais no Brasil, consolidando-se como espaços de reprodução ideológica e manutenção das relações de produção capitalistas, uma vez que as ações de formação necessitam, institucionalmente, implementar e reforçar os currículos estaduais que foram atualizados para atender s premissas do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular. Este movimento resulta na desvalorização, expropriação e alienação do trabalho docente. A pesquisa ressalta a necessidade de o Estado reassumir a centralidade na gestão pública da política de educação nacional e da formação continuada, priorizando práticas formativas que valorizem o professor e dialoguem com as necessidades sociais, econômicas e políticas da educação brasileira. Subsidiando nossas discussões, nos apoiamos nos estudos de Araújo, BrzezinskI e Sá (2020) e Freitas (2014, 2018) para Formação Continuada e Políticas de Formação, para tratarmos da Formação Continuada e Práxis, nos sustentamos nas pesquisas de Curado Silva (2015, 2019, 2024) Saviani (2011, 2008) Contreras (2002).


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2421376 - ANA SHEILA FERNANDES COSTA - nullPresidente - 2279837 - EDILEUZA FERNANDES DA SILVA
Externa à Instituição - EDLAMAR OLIVEIRA DOS SANTOS - IFPE
Interna - 1691630 - KATIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Externa à Instituição - MAGALI SILVESTRE - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 19/02/2025 11:29
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