Cultura digital: da bncc aos currículos estaduais do ensino médio no brasil (2021-2024)
Educação. Currículo. Cultura Digital. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Base Nacional Comum Curricular. Competência
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a competência prevista na BNCC - Cultura Digital - e sua prescrição nos currículos em nível formal, estaduais e distrital da etapa do Ensino Médio. O objetivo geral consiste em analisar como a Cultura Digital se apresenta no currículo prescrito dos entes supracitados referentes ao Ensino Médio. A metodologia utilizada no desenvolvimento desta investigação fundamentase na pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Este estudo é predominantemente qualitativo e utiliza a abordagem crítica. Os resultados apontam que ao desenvolver a temática do currículo foi possível compreender a atual organização curricular vigente posta pela BNCC, as influências presentes na construção dessa base e a maneira que os Estados e o DF organizaram as suas propostas curriculares, no que tange a Cultura Digital. Ao analisar a expressão da Cultura Digital na BNCC percebese que a relação entre Cultura Digital e currículo está intimamente ligada com as TDIC, visto que por meio do ambiente escolar é realizada a prática educativa. A análise das propostas curriculares evidenciou que a Cultura Digital tem um reconhecimento expressivo em todos os documentos, tendo um papel significativo na contemporaneidade, contribuindo para uma formação mais ampla de forma crítica além de possibilitar que os estudantes não apenas consumam, mas sejam protagonistas e autores na Cultura Digital.