Complementação pedagógica: formação inicial ou continuada? Reflexões sobre sua contribuição para a atividade docente.
Complementação Pedagógica; Formação Inicial; Formação em serviço; Formação continuada; Atividade docente
O estudo consiste em analisar a complementação pedagógica no contexto da formação para a docência e sua influência na prática docente. Compreender a abrangência dessa complementação pedagógica e sua conexão com a atividade docente é o objetivo do estudo e, de forma específica prospecta-se: identificar estudos científicos concernentes a complementação pedagógica para docência no Brasil nos últimos 10 anos; contextualizar a complementação pedagógica no Brasil nos âmbitos do histórico e do legal; analisar o alcance da Complementação pedagógica na atividade docente. Metodologicamente, diligencia-se enriquecer a discussão acerca da relevância do fortalecimento do tema, sob uma abordagem qualitativa, numa aproximação ao Materialismo Histórico-Dialético. Para a construção da análise, utilizasse de Análise de Discurso Crítica, com base em pesquisa bibliográfica e análise documental. Como resultados, almeja-se suscitar elementos substanciais contributivos para compreensão do objeto de estudo, a complementação pedagógica. As conclusões parciais ratificam a premente necessidade de aprofundamento neste tema, uma vez que se identifica, na literatura acadêmica consultada, poucas abordagens que o contemplem sob a perspectiva proposta por esta pesquisa. Esse enfoque específico evidencia lacunas existentes no cenário acadêmico, tornando, assim, a presente investigação uma iniciativa relevante para a construção desse conhecimento.