RE)CONFIGURAÇÕES CURRICULARES PARA A OFERTA DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO NOVO ENSINO MÉDIO EM REDES DE ENSINO PÚBLICAS DE CIDADES DAS REGIÕES NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL
Base Nacional Comum Curricular; Reconfiguração Curricular; Ensino Médio; Educação Pública; Itinerários Formativos
Esta Tese investiga como os Itinerários Formativos (IF) são contemplados nas propostas curriculares do Ensino Médio nas redes públicas do Acre, Ceará e Distrito Federal. O objetivo geral foi analisar as propostas para os IF do Novo Ensino Médio (NEM) nestas redes de ensino. Os objetivos específicos abrangeram: análise das prescrições curriculares estaduais para IF; compreensão da orientação e avaliação das secretarias sobre a oferta; identificação dos critérios de escolha dos IF e seus impactos na reestruturação curricular; discussão dos significados atribuídos pelos gestores aos IF e suas implicações no trabalho escolar; e entendimento da oferta dos IF considerando especificidades regionais. Defende-se como Tese que a implementação da Base e dos IF apresentou desafios complexos e contraditórios, evidenciando tensões em seus fundamentos, objetivos e exequibilidade, além de revelar um distanciamento entre teoria e prática educativa nos contextos estudados. Metodologicamente, adotou-se pesquisa qualitativa, com estudo de caso múltiplo e, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético. A coleta de dados envolveu análise documental, questionários e entrevistas com gestores das secretarias de educação de Rio Branco, Fortaleza e Distrito Federal. Os dados foram organizados segundo o procedimento de Núcleos de Significação. Os resultados apontam que os Itinerários Formativos (IF), introduzidos como uma inovação curricular, refletem uma forte influência de determinações externas ao trabalho docente, comprometendo a autonomia dos professores e a qualidade do ensino.