VIVÊNCIAS CAMPONESAS NO DISTRITO FEDERAL: A GEOGRAFIA DA INFÂNCIA NO CAMPO
Infância, Vivência, Geografia da Infância, Educação do Campo, Teoria Histórico Cultural.
A presente proposta de pesquisa se propõe a investigar, a partir do campo da Geografia da Infância, como se realiza a vivência e suas representações pelas crianças camponesas a partir de três categorias: o trabalho, o lazer e a escola. Propõe-se a utilizar do arcabouço da Teoria Histórico Cultural para desvendar as formas de vivenciar, interagir e construir a visão de mundo que as crianças desenvolvem na infância. A pesquisa propõe-se a desenvolver-se a partir da observação participante e de metodologia com princípios etnográficos como aporte para identificar os sentidos da cultura da infância, das suas formas específicas de inteligibilidade, representação e simbolização do mundo. A pesquisa propõe-se a debruçar sobre três assentamentos e duas escolas que tem em seu público, crianças camponesas do Distrito Federal e pesquisar com crianças em idade escolar do primeiro segmento do ensino fundamental (de 6 a 11 anos) e utilizar ferramentas lúdicas e narrativas, como os mapas vivenciais, os desenhos-entrevista (dibujos-entrevista) e brincadeiras, reconhecendo a criação e a imaginação como formas legítimas de conhecimento, tendo a escuta atenta às vozes e às ações dos grupos infantis. Debruça-se sobre essa espacialidade dos sujeitos sociais no período da infância e que lutam pela terra ao mesmo tempo em que buscam serem felizes, respeitando a dinâmica própria de ser criança camponesa.