CURRÍCULO E FORMAÇÃO: O CURSO DE PEDAGOGIA COMO SEGUNDA GRADUAÇÃO
Educação. Currículo. Formação de professores. Pedagogia como segunda graduação. Práticas Pedagógicas Inovadoras
Este projeto tem como tema o curso de Pedagogia como segunda graduação. A questão orientadora é: “quais razões levam profissionais graduados e pós-graduados de outras áreas a buscarem o curso de Pedagogia como segunda graduação e quais expectativas destes para a pós-formação em pedagogia considerando a formação para a docência e para a gestão da educação, a reconfiguração curricular e as práticas pedagógicas inovadoras?”. O objetivo é analisar quais razões levam profissionais graduados e pósgraduados de outras áreas a buscarem o curso de Pedagogia como segunda graduação e quais expectativas destes para a pós-formação em pedagogia considerando a formação para a docência e para a gestão da educação, a reconfiguração curricular e as práticas pedagógicas inovadoras. Como campo de pesquisa os Cursos de Pedagogia ofertados pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. A pesquisa será desenvolvida numa abordagem quantiqualitativa através da pesquisa documental, bibliográfica e empírica. Para a coleta dos dados utilizaremos como instrumentos o questionário e um roteiro de entrevista. Os sujeitos serão os estudantes do curso de Pedagogia que já possuem uma graduação. Os autores que embasarão a pesquisa são: Nóvoa (2006, 2020), Machado (2009, 2020, 2023), Veiga (2010, 2014), Imbernón (2010, 2011, 2016), Charlot (2012, 2013), Saviani (2013, 2021), Tardif (2002- 2014)