Práticas Pedagógicas no curso de Pedagogia da Unimontes: 60 anos de história de inovação pedagógica na narrativa dos professores(as)
Educação, Formação de Professores; Curso de Pedagogia; Práticas Pedagógicas Inovadoras
Este trabalho investiga as práticas pedagógicas inovadoras no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), à luz das narrativas dos docentes que atuaram ao longo dos 60 anos de existência do curso. A pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa “Profissão Docente, Currículo e Avaliação” (PDCA), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). Parte do seguinte problema de pesquisa: nas narrativas dos professores do curso de Pedagogia da Unimontes, quais práticas pedagógicas foram e/ou são consideradas como inovadoras desde a sua criação, em cada contexto de época? O objetivo geral é analisar essas narrativas para identificar, mapear e compreender a historicidade das práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas e mantidas no curso, bem como as concepções de inovação que emergem em diferentes momentos históricos, considerando as tendências pedagógicas e teorias curriculares. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, com análise bibliográfica, análise documental do Projeto Pedagógico do Curso e outros registros institucionais, e entrevistas semiestruturadas com professores que atuaram desde a fundação do curso. Espera-se, com esta investigação, contribuir para a memória institucional da Unimontes, apoiar a reestruturação curricular e fomentar novas possibilidades formativas na área da Pedagogia, valorizando as experiências dos sujeitos que protagonizaram essas práticas ao longo das décadas