Banca de DEFESA: Raimunda de Oliveira

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Raimunda de Oliveira
DATA : 30/06/2025
HORA: 19:00
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática / Departamento de Matemática
TÍTULO:

Elaboração de problemas como estratégia para desenvolver o pensamento crítico e criativo nas aulas de álgebra do 7º ano do Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Pensamento matemático crítico e criativo em Matemática. Elaboração de problemas. Pensamento algébrico. Ensino de equações.


PÁGINAS: 190
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições de uma sequência didática centrada no gênero textual “problema matemático” para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, bem como de conceitos relacionados às equações polinomiais do 1º grau. A proposta parte da compreensão de que a elaboração de problemas matemáticos pode ser compreendida como uma atividade textual, estruturada por intenções comunicativas, organização lógica, relação com o contexto e com o desenvolvimento de conceitos, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo e aprendizagem em matemática. A fundamentação teórica está organizada em quatro eixos principais. O primeiro, referente à elaboração e resolução de problemas matemáticos, fundamenta-se em estudos como os de Onuchic (2013), Kilpatrick (2014), Vieira e Allevato (2021), Cai (2023), Stoyanova e Ellerton (1996), Ozdemir (2018), Christopher (2020) e Possamai e Allevato (2022). O segundo eixo trata da elaboração de problemas como proposta de produção textual, com base em Schneuwly e Dolz (2004), Spinillo e Marin (2011) e Solé (2012). O terceiro aborda o estímulo ao pensamento crítico e criativo, com apoio nas contribuições de Silver (1997), Lipman (1994), Gontijo (2007), e Fonseca e Gontijo (2020, 2021). Por fim, o quarto eixo concentra-se na aprendizagem matemática e no desenvolvimento do pensamento algébrico, com suporte em Vigotski (1998, 2003, 2007, 2009), Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Kaput (1999), Kieran (2007), Vergnaud (2009, 2014) e Ribeiro (2013). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e de campo, ancorada no paradigma da prática pedagógica como espaço de transformação social (Fiorentini; Lorenzato, 2012), e fundamentada nos aportes da pesquisa social de Creswell (2007). A investigação foi conduzida em ambiente escolar, com a participação direta da pesquisadora na aplicação da sequência didática centrada na elaboração de problemas matemáticos. Foram utilizados como instrumentos: observação participante, aplicação de testes de desempenho (inicial e final), entrevistas semiestruturadas, grupo focal, registros audiovisuais e relatórios reflexivos. A análise dos dados seguiu o princípio da triangulação metodológica (Vasconcelos, 2010), envolvendo diferentes fontes e técnicas — observação, entrevistas e documentos. Para a interpretação das informações, utilizou-se a Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2010) e Franco (2003), com base em categorias relacionadas ao gênero textual “problema matemático”, ao pensamento crítico e criativo e à aprendizagem matemática. As produções dos estudantes foram analisadas segundo duas dimensões principais: (1) produção e contexto, que compreende a clareza das informações, a coerência conceitual, a pertinência e a viabilidade dos problemas elaborados; e (2) pensamento crítico, criativo e complexidade conceitual, com base nos critérios de fluência, originalidade, flexibilidade, argumentação matemática e generalização. Os principais resultados indicam que a vivência da sequência didática favoreceu o desenvolvimento conceitual em relação às equações polinomiais do 1º grau, promovendo avanços tanto quantitativos — aferidos pelos testes de desempenho — quanto qualitativos — observados nas produções dos estudantes. Verificou-se o fortalecimento do pensamento algébrico, evidenciado pelo desenvolvimento do pensamento relacional, da compreensão das propriedades da igualdade e da análise de relações entre operações. As atividades de leitura e elaboração de problemas estimularam significativamente habilidades de pensamento crítico e criativo, como argumentação, tomada de decisão, originalidade e flexibilidade cognitiva. Além disso, identificou-se avanço na competência leitora e escritora dos estudantes, sustentado tanto pelo desenvolvimento conceitual quanto pelas estratégias de leitura e escrita mobilizadas ao longo das oficinas que compõe a sequência didática proposta.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1714408 - CLEYTON HERCULES GONTIJO
Externa ao Programa - 2141673 - RAQUEL CARNEIRO DORR - UnBExterna ao Programa - 1782267 - REGINA DA SILVA PINA NEVES - UnBExterno à Instituição - CRISTIANO ALBERTO MUNIZ - UnB
Externo à Instituição - MATEUS GIANNI FONSECA - IFB
Notícia cadastrada em: 12/06/2025 10:57
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