A boniteza da educação popular: narrativas e histórias de educadores populares do Distrito Federal
Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire, Entrevista Narrativa, Formação de educadores populares
Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo geral compreender os desafios da Educação Popular no Distrito Federal com base na trajetória de vida de educadoras populares freireanas que atuam na alfabetização de jovens, adultos e idosos e por objetivos específicos situar, historicamente, no tempo e no espaço, a Educação Popular e sua interface com a Educação de Jovens e Adultos no Brasil e no Distrito Federal a partir do contexto de redemocratização; identificar os conceitos de conscientização e diálogo de Freire presentes nas memórias e na trajetória das educadoras populares, e analisar a constituição das educadoras populares por meio de sua história oral. A justificativa deste estudo encontra-se na realidade social brasileira, com milhões de pessoas que não sabem ler e escrever, incluindo cerca de 47.895 pessoas no Distrito Federal. A Educação Popular dialoga com a vivência desses sujeitos, valorizando seus saberes e experiências.. Sua prática pedagógica, transcende a alfabetização, busca consciência crítica e a autonomia para a transformação do individuo. A metodologia qualitativa, por meio de entrevistas narrativas e história oral temática. As educadoras estão ligadas a dois movimentos populares, o Cepafre (Ceilândia) e o Cedep (Paranoá/Itapoã), ambos surgidos no final dos anos 1980. Apesar de suas singularidades, os movimentos se engajam nas lutas comunitárias por moradia e infraestrutura e alfabetização de jovens e adultos surge de suas comunidades e com parceria da UNB e a educação popular se fortalece formando educadoras na educação libertadora de Freire.