Novo Ensino Médio e projeto de vida: percepções de estudantes do Distrito Federal
Ensino Médio; Percepção; Método Documentário; Juventude
A presente pesquisa está sendo realizada no contexto da pesquisa Itinerários formativos e projetos de vida no novo ensino médio: processos, propostas e sujeitos, financiada pelo CNPQ pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT N° 40/2022, Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Humanidades – PRÓ-HUMANIDADES coordenada pela Prof. Dra. Wivian Weller. Nesta circunstância observou-se a necessidade de também ouvir os estudantes para compreender a implantação da reforma curricular engendrada pela Lei 13.415/2017, denominada Novo Ensino Médio, na Secretaria de Educação do Distrito Federal. A base teórica é a Teoria da Reprodução do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Os conceitos de dominação, capital cultural, reprodução, ideologia do dom/meritocracia, são os fundamentos para compreender a dinâmica da elaboração, bem como da implantação da citada reforma. Na primeira parte será realizada uma análise dos documentos oficiais que nortearam a implantação do Novo Ensino Médio no âmbito distrital - Plano de implementação Novo Ensino Médio (SEEDF, 2022b) e Caderno Orientador Unidade Curricular Projeto de vida (SEEDF, 2022a). A técnica da análise de conteúdo seguirá o referencial teórico da Análise de Conteúdo clássica conforme Bauer e Gaskell (2013). A segunda parte será a pesquisa de campo. Nela serão realizados Grupos de Discussão (GD) com estudantes do 2° ano do Ensino Médio em cinco escolas do Distrito Federal. Os GD serão analisados por meio do Método Documentário, conforme descrito por Bohnsack (2020).