ENTRE SENTIDOS E CONTRADIÇÕES: os significados das tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão na prática docente dos professores do curso de Pedagogia da Unimontes
Significados. TICE. Prática Docente Profissional. Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Este projeto de tese tem como objetivo investigar os significados atribuídos às Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão -TICE por docentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, no contexto da linha de pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação - ETEC. A questão central é: quais significados das TICE permeiam a prática docente na Pedagogia da Unimontes? A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com delineamento de estudo de caso, conforme os pressupostos de Lüdke e André (1986) e Minayo (2010), que priorizam a compreensão dos sentidos atribuídos pelos sujeitos em seus contextos. O campo empírico será a própria Unimontes, com foco nos docentes efetivos do curso de Pedagogia, com titulação mínima de mestre e atuação na formação inicial de professores. A seleção justifica-se pela relevância das suas experiências na compreensão do uso das TICE em situações reais de ensino. A coleta de dados será feita através de formulário eletrônico e entrevistas semiestruturadas. A análise baseia-se no método materialista histórico-dialético e na construção de Núcleos de Significação, conforme a Psicologia Histórico-Cultural (Vygotsky; Aguiar & Ozella). O referencial teórico inclui autores como Kenski, Lacerda Santos, Lévy, Castells, Selwyn, Morin, Lemke e Machado, que discutem a relação entre tecnologia, educação e mediações simbólicas. A pesquisa entende as TICE como dispositivos sociotécnicos e simbólicos, visando uma compreensão crítica da prática docente e contribuindo para uma pedagogia mais reflexiva e significativa.