ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ESTUDANTES MATEMATICAMENTE HABILIDOSOS/AS DO DISTRITO FEDERAL
Altas Habilidades/Superdotação; Prática Pedagógicas; Atendimento Educacional Especializado; Educação Matemática Inclusiva.
Este estudo aborda a Educação Inclusiva e a Educação Especial, com foco no atendimento a estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), especialmente aqueles matematicamente habilidosos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Distrito Federal. Tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltadas a esse público. Entre os objetivos específicos estão: investigar pesquisas sobre práticas pedagógicas no AEE para estudantes matematicamente habilidosos; caracterizar o percurso histórico do atendimento a alunos com AH/SD sob a perspectiva da Educação Matemática Inclusiva (EMI); compreender a organização do AEE no Distrito Federal; analisar a percepção dos professores sobre identificação, avaliação e desenvolvimento desses estudantes; e examinar como as práticas pedagógicas se relacionam com as discussões sobre inclusão. A pesquisa será estruturada no formato multipaper, com artigos interligados, utilizando abordagem qualitativa. Serão empregadas pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com entrevistas semiestruturadas e observação em salas de recursos específicas para AH/SD. Resultados preliminares indicam escassez de estudos voltados a AH/SD na área de Matemática e a necessidade de um trabalho mais direcionado que contemple as demandas específicas desse grupo. Nesse contexto, a EMI é apresentada como estratégia potencial para aprimorar o processo educativo, favorecendo o desenvolvimento pleno das habilidades desses estudantes e garantindo o reconhecimento e valorização de suas particularidades no sistema educacional. O estudo busca contribuir para a construção de práticas pedagógicas inclusivas em Educação Matemática, visando reduzir a invisibilidade e promover a inclusão efetiva de estudantes matematicamente habilidosos nos anos iniciais