ETNOMATEMÁTICA NO TERRITÓRIO QUILOMBOLA KALUNGA: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS SOCIOETNOCULTURAIS
Ensino de Matemática; Etnomatemática; Educação Escolar Quilombola; Território Kalunga; Práticas Socioetnoculturai
Este estudo propõe investigar mecanismos pedagógicos que valorizem práticas quilombolas no ensino de Matemática, formulando a seguinte questão-problema: quais ações pedagógicas emergem a partir da problematização da Etnomatemática no território quilombola Kalunga e de que forma podem contribuir para o ensino e a aprendizagem de Matemática a partir das práticas socioetnoculturais? O objetivo geral consiste em analisar essas ações e sua contribuição para a educação matemática em contextos quilombolas. A tese adota o formato multipaper, composta por oito artigos científicos articulados por um objetivo comum, embora cada qual mantenha independência metodológica e temática. O primeiro artigo, de natureza teórica e abordagem qualitativa exploratória, realiza um estudo etnográfico sobre quilombos, enfocando aspectos conceituais e suas transições históricas, com base em pesquisa bibliográfica e análise documental. O segundo artigo examina a Educação Escolar Quilombola no estado de Goiás por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa descritiva. O terceiro artigo apresenta uma revisão sistemática sobre a Educação Escolar Quilombola nos últimos treze anos, objetivando identificar avanços, retrocessos e perspectivas, com enfoque teórico, bibliográfico e documental. O quarto artigo investiga, com base nos relatos dos anciãos da comunidade Kalunga, elementos etnomatemáticos presentes no cotidiano, buscando compreender como a Etnomatemática se manifesta de modo espontâneo no contexto educacional quilombola. Este estudo possui abordagem qualitativa exploratória e categorização teórica.