O ASSESSORAMENTO DO PEDAGOGO DO SERVIÇO ESPECIALIZADO DE APOIO À APRENDIZAGEM DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL AOS DOCENTES
Assessoramento; Pedagogia; Pedagogo; Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA); Secretaria de estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Esta pesquisa versa sobre o assessoramento do pedagogo do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA) da secretaria de estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Questiona-se: como as intervenções dos pedagogos do SEAA podem interferir na prática pedagógica? Apresenta-se, como objetivo geral, analisar o assessoramento de pedagogos do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem da SEEDF. Os objetivos específicos incluem: a) Identificar, de acordo com a legislação pertinente, os pressupostos do assessoramento do pedagogo do SEAA da SEEDF; b) Delinear a relação de trabalho entre a Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem, a Sala de Apoio à Aprendizagem e a organização pedagógica da escola; c) Compreender como se dão as intervenções pedagógicas dos pedagogos do SEAA aos docentes e quais as possíveis influências dessas intervenções. A fundamentação teórica encontra-se ancorada nas discussões sobre dialética e a práxis educativa, compreendida como a unidade teoria e prática no processo de transformação social. Enfatizam-se os fundamentos da Pedagogia e sua construção como ciência da educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual a metodologia está ancorada no Materialismo Histórico-Dialético e na Análise de Discurso Crítica. Como instrumentos da pesquisa tem-se questionários, entrevistas e Análise Documental de normativas da SEEDF. Espera-se que os resultados e conclusões possam contribuir para a compreensão crítica do assessoramento pedagógico.