Banca de QUALIFICAÇÃO: KELLY ALENCAR FROES FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KELLY ALENCAR FROES FONSECA
DATA : 03/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: virtual
TÍTULO:

Da normatividade à ação: traduções das políticas de inclusão para estudantes da educação especial nas universidades federais brasileiras


PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão educacional; Educação Superior; Políticas de inclusão; Plano de Desenvolvimento Institucional; Estudantes público da educação especial; Ciclo de Políticas


PÁGINAS: 159
RESUMO:

Este projeto de tese propõe analisar como as políticas das universidades federais brasileiras se convertem em ações que garantam acesso, permanência e conclusão de estudantes público da educação especial, identificando as influências e processos que originaram tais políticas, a articulação entre elas e os principais fatores que condicionam a efetividade das políticas de inclusão na Educação Superior. Para tanto, buscaremos identificar as influências que desencadearam a formulação das políticas de inclusão nas universidades federais, a fim de evidenciar os processos, os avanços e os pontos críticos dessas políticas; delinear as políticas de inclusão, no contexto da prática e a efetividade das ações para assegurar a inclusão acadêmica plena e equitativa dos estudantes público da educação especial; analisar os Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs) das universidades federais, considerando sua orientação para subsidiar a atuação das Instituições de Ensino Superior (IESs) nas políticas de inclusão na Educação Superior; compreender as articulações entre os PDIs e as políticas de inclusão, com foco na coerência das ações para a efetivação da inclusão nas universidades federais e comparar as relações das políticas institucionais de inclusão com os indicadores de permanência e conclusão dos cursos de graduação pelos estudantes com necessidades educacionais específicas das universidades federais. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, interpretativa e comparativa, ancorado na epistemologia crítica e no referencial do Ciclo de Políticas de Stephen Ball et al. Inserida na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação (POGE), a pesquisa analisará documentos institucionais, em especial os PDIs, de universidades públicas federais das regiões Amazônia, Centro-Sul e Nordeste. A metodologia envolve análise documental e análise de conteúdo conforme Bardin (2011), com foco nas práticas institucionais de inclusão, nas barreiras estruturais, culturais e atitudinais e nas contribuições possíveis para a consolidação de uma Educação Superior equitativa e transformadora.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - SILVANA DIAMANTINO FRANÇA - UNIMONTES
Externa ao Programa - 1957211 - CANDIDA BEATRIZ ALVES - nullInterno - 1457449 - JOSE VIEIRA DE SOUSA
Presidente - 2673303 - SINARA POLLOM ZARDO
Externo à Instituição - WASHINGTON CESAR SHOITI NOZU - UFGD
Notícia cadastrada em: 30/09/2025 11:09
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