CONEXÃO COM A NATUREZA E VALORES HUMANOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ESTUDANTES DO CAMPO EM CEILÂNDIA/DF
educação do campo; educação ambiental; conexão com a natureza; valores humanos; sustentabilidade
A presente pesquisa, intitulada “Conexão com a Natureza e Valores Humanos: um estudo exploratório com estudantes do campo em Ceilândia/DF”, tem como foco investigar como a educação do campo pode fortalecer a relação dos estudantes com a natureza, promovendo atitudes e comportamentos ecológicos alinhados a valores humanos fundamentais. Considerando a importância do Cerrado como bioma predominante da região e sua relevância socioambiental, busca-se analisar de que forma o currículo e as práticas pedagógicas incentivam a percepção ambiental crítica e a adoção de comportamentos sustentáveis no ambiente escolar e nas comunidades. A proposta da pesquisa é compreender como os valores humanos (especialmente o universalismo, a benevolência, a conservação e a autopromoção) influenciam a percepção dos estudantes sobre os problemas ambientais locais e globais, bem como suas atitudes e comportamentos ecológicos. Além disso, pretende-se identificar as práticas pedagógicas que favorecem a conexão com a natureza nas escolas do campo e como essa relação contribui para a formação de uma consciência ambiental crítica, sensível e transformadora. Utilizando uma abordagem metodológica mista, a pesquisa combina instrumentos quantitativos e qualitativos, entrevista semiestruturada, observação participante, diário reflexivo e a aplicação de escalas de comportamento ecológico e de valores humanos para crianças. Espera-se que os resultados desta investigação subsidiem a formulação de práticas educativas mais conectadas à realidade socioambiental dos estudantes e fundamentadas em valores humanos, contribuindo para a construção de uma cultura de sustentabilidade.