APROPRIAÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM TEXTO ESCRITO HÍBRIDO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO: silenciamentos, tensionamentos, resistências e admissibilidades
Inteligência Artificial; Integridade Acadêmica e Científica; Texto Híbrido; Autoria; Pós-Graduação em Educação.
Esta tese teve como objetivo analisar as percepções de mestrandos, doutorandos e orientadores de Programas de Pós-Graduação em Educação sobre a apropriação da inteligência artificial generativa no processo e no produto de textos híbridos de dissertações e teses, considerando cenários prospectivos e a integridade acadêmica. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, fundamentada na Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) e na triangulação de dados (Triviños, 1987), realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com 24 participantes, igualmente distribuídos entre pós-graduandos e docentes de duas universidades públicas brasileiras. As percepções foram organizadas em três eixos: (1) apropriações da IA generativa no percurso do pré-projeto à qualificação; (2) o texto híbrido na pesquisa e as tarefas delegáveis em diferentes etapas da escrita acadêmica; e (3) o texto artesanal e o texto híbrido e seus prestígios diferenciados na produção do conhecimento em Educação. Os resultados indicaram que a admissibilidade ao uso da IA é situada, variando conforme a etapa de escrita, a concepção metodológica e o domínio da ferramenta. Evidenciou-se o silenciamento quanto ao uso, associado a um ambiente de vigilância simbólica, e constatou-se que a aceitação é mais frequente em tarefas técnicas e mecânicas, enquanto a conclusão é vista como espaço intransferível de autoria. O estudo defende a criação de políticas institucionais claras, a inclusão de formação crítica e a promoção de práticas pedagógicas éticas para assegurar a integridade acadêmica e científica na pós-graduação, fortalecendo políticas institucionais e ampliando o debate ético no campo educacional.