A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL E O USO DE TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Formação continuada de professores, tecnologias, educação inclusiva.
Este estudo no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), linha de pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação (ETEC) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB), tem como objetivo analisar a formação continuada de professores do ensino fundamental de escolas públicas do Distrito Federal (DF). A análise será baseada nas ações de formação continuada com o uso de tecnologias na perspectiva da educação inclusiva, realizadas pelo Estado/serviço público do DF, no recorte temporal dos últimos cinco anos. Será proposto a criação de um Grupo de Discussão de docentes da SEEDF para a realização de discussões e apontamentos da realidade observada com o intuito de evidenciar as possíveis contribuições ou não das ações de formação continuada realizadas pelo Estado/serviço público do DF, com o intuito de relacioná-las à mediação do processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência do ensino fundamental. Nesse sentido, será realizada uma pesquisa qualitativa com as estratégias de coleta de dados, a saber: análise documental, questionário e Grupo de Discussão, com registros em diário de bordo. Os resultados do estudo serão ancorados na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2016) e na adaptação de Franco (2018) e buscarão evidenciar as contribuições dos cursos, palestras e outras ações formativas identificadas pelos sujeitos, promovidas pelo Estado/serviço público do DF nos últimos cinco anos, bem como a síntese das discussões do Grupo de Discussão sobre a formação continuada dos professores e suas mediações pedagógicas com o uso intencional de tecnologias para a promoção da aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas e, consequente, na perspectiva de educação para todos.