Autoavaliação institucional como ferramenta de gestão na Universidade de Brasília (2017-2022)
Educação superior; Sinaes; Autoavaliação; Uso dos resultados; Universidade de Brasília.
Esta pesquisa aborda a autoavaliação institucional, componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tendo como locus a Universidade de Brasília (UnB). Conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a autoavaliação ocupa papel central ao subsidiar os demais processos avaliativos que integram o Sinaes. O estudo objetivou investigar como a gestão da UnB utilizou os resultados da autoavaliação institucional nos ciclos avaliativos dos triênios 2017/2019 e 2020/2022. Trata-se de um estudo de caso único, de natureza descritivo-interpretativa e abordagem qualitativa, orientado pela perspectiva crítico-dialética. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e análise documental de materiais nacionais e institucionais da UnB. Participaram 14 interlocutores, organizados em dois grupos: (i) presidente e membros da CPA e (ii) dirigentes vinculados ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A análise dos dados baseou-se na Análise de Conteúdo temática de Bardin (2021). Os resultados indicam que a UnB apresenta elevado grau de institucionalização da autoavaliação, decorrente de seu pioneirismo na avaliação institucional. Contudo, persistem desafios quanto ao equilíbrio entre as dimensões formativa e regulatória, à baixa participação da comunidade acadêmica e à limitada capacidade executiva da CPA. Constatou-se que, embora os relatórios de autoavaliação subsidiem o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2028, carecem de maior aprofundamento analítico. As ações do Programa AvaliaUnB e da Pesquisa de Egressos destacam-se como práticas formativas relevantes. A pesquisa conclui que a UnB consolidou uma estrutura avaliativa consistente, mas precisa ampliar o uso dos resultados da autoavaliação e fortalecer sua cultura avaliativa formativa.