ESCOLA DA TERRA: PROCESSOS FORMATIVOS E REFLEXIVOS, TRANSFORMANDO A FORMA ESCOLAR DAS ESCOLAS DO CAMPO DO DF
Formação Continuada Docente; Educação do Campo; Transformação da Forma Escolar; Escola do Campo
Os processos de formação continuada são imprescindíveis para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, pois as reflexões, pesquisas e variadas discussões, promovem mudanças significativas na forma escolar. Em se tratando da Escola do Campo, há uma necessidade do engajamento do corpo docente e gestão nesses processos formativos, para compreensão e mobilização de um trabalho comprometido com os princípios da Educação do Campo, pois não basta estar em uma Escola do Campo e permanecer nas velhas práticas adotadas sem movimentar e articular o currículo com a vida de seus sujeitos. Como uma obra em construção, a Educação do Campo, vem sendo edificada no Distrito Federal e os processos de formação continuada têm contribuído com elementos essenciais nas instalações desta obra. Nesta perspectiva, temos o Programa Escola da Terra, que conta com a participação de um número significativo de educadores, promovendo reflexões e discussões necessárias em busca de mudanças para o modelo educacional vigente. A partir da análise desse Programa, a pesquisa pretende verificar a sua influência na construção e/ou transformação da identidade em Escolas do Campo no Distrito Federal e no desenvolvimento do trabalho pedagógico de professores participantes, no período das três edições do Programa, (2019-2024), considerando os desafios e as possibilidades em face das contradições da sociedade capitalista.