Banca de DEFESA: Raimundo da Silva Lima

DISCENTE : Raimundo da Silva Lima
DATA : 03/08/2022
LOCAL: Sala de Atos FE1

Financeirização na educação básica: um estudo sobre a Vasta Educação.

Financeirização; Mercado Educacional; Educação Básica; Bolsa de Valores; Grupo Vasta Educação.

A pesquisa teve como objetivo geral verificar como se dá financeirização na educação básica no nível da empresa por meio da análise dos movimentos e das estratégias de empresas educacionais de capital aberto em direção a este nível de ensino com o foco no grupo Vasta. Elencou-se, para tal, três objetivos específicos: verificar as origens do fenômeno pesquisado e fornecer os subsídios teóricometodológicos utilizados na análise proposta; analisar o cenário recente da educação básica (2017-2021); e analisar como a Vasta Educação se insere no fenômeno observado, bem como os impactos da sua atuação para a educação básica brasileira. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa que incluiu pesquisa bibliográfica e documental, bem como o uso de estatística descritiva, tendo como principais fontes de dados o Censo da Educação Básica, a Consultoria Hoper Educacional e os relatórios trimestrais divulgados pela Vasta, assim como os fatos relevantes publicados nas bolsas de valores (B3 e Nasdaq). O estudo concluiu que a trajetória percorrida pela empresa Vasta se insere no fenômeno da financeirização, pois as estratégias por ela desempenhadas tem como premissa fundamental a maximização dos ganhos e remuneração dos investidores, em detrimento de princípios educacionais. Entre os impactos para a educação básica estão a maior participação neste nível de ensino, alcançando 20% dos alunos matriculados em instituições privadas. Há ainda as consequências para o processo educacional, uma vez que a prioridade da empresa nos investidores institucionais desconsidera a trajetória, missão e cultura das instituições consideradas “parceiras”, afetando negativamente o direito público subjetivo de estudantes brasileiros.

Presidente - 1896183 - CRISTINA HELENA ALMEIDA DE CARVALHO
Interna - 2739901 - GIRLENE RIBEIRO DE JESUS
Externa ao Programa - 1633657 - CATARINA DE ALMEIDA SANTOS
Externa à Instituição - THERESA MARIA DE FREITAS ADRIÃO - UNICAMP