CONTRIBUIÇÕES DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PEDAGOGOS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES PARA O CURRICULO DO CURSO DE PEDAGOGIA.
Educação, Pedagogia, Educação não escolar, Atuação profissional, Diretrizes Curriculares Nacionais
Nesta tese, vinculada à linha de pesquisa “Profissão Docente, Currículo e Avaliação” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília, inserida no Grupo de Pesquisa “Currículo: concepções teóricas e práticas educativas”, discutimos as contribuições da atuação profissional de pedagogos em diferentes contextos não escolares para o currículo de formação do curso de Pedagogia. Partimos do pressuposto, que foi corroborado após os estudos, de que existem particularidades na atuação e na experiência profissional dos pedagogos não escolares, decorrentes da natureza desses ambientes educativos, olvidadas na abordagem da dimensão não escolar no curso de Pedagogia. Estruturamos o percurso metodológico – qualitativo, com base na concepção epistemológica dialética (SEVERINO, 2001), em dois eixos: Pedagogia (ciência/curso) e espaços não escolares (teórico) e Atuação e experiência profissional dos pedagogos não escolares (empírico). Para tanto, empregamos os instrumentos investigativos: pesquisa bibliográfica (trabalhos acadêmicos constantes em bancos de pesquisa e de eventos científicos nacionais que consolidaram o estado do conhecimento; e pesquisas em obras referenciais, principalmente, sobre a epistemologia da Pedagogia e sobre a formação do pedagogo, além de aportes acerca da atuação profissional de pedagogos em ambientes extrínsecos à escola e das teorias curriculares); pesquisa documental (Diretrizes Curriculares Nacionais da Pedagogia – Resolução CNE/CP nº 1/2006 e outras legislações tangentes); e entrevistas semiestruturadas (com pedagogos concursados atuantes em instituições públicas do Distrito Federal não vinculadas ao magistério), cujos dados foram examinados à luz do método de “análise de conteúdo” (BARDIN, 2016). Com o estudo, verificamos a variedade de espaços de atuação em que os pedagogos estão inseridos – revelando o trabalho com temáticas diversificadas: assistência social, sistema socioeducativo, violência doméstica, adoção, guarda, drogadição, educação laboral, educação de trânsito, educação patrimonial, educação previdenciária, educação eleitoral, educação museal, aviação civil, com diferentes sujeitos implicados – nos quais devolvem múltiplas atividades pedagógicas que não estão relacionadas diretamente à docência. Constatamos que a formação inicial exarada nas diretrizes curriculares, por sua vez, não apresenta elementos consistentes de integração das discussões a respeito da atuação profissional em espaços não escolares. Assim, é necessário manter ativo o debate para que se reconheça a legitimidade das práticas educativas além da escola no trajeto curricular do curso de Pedagogia, o que será tangível quando a base epistemológica da Pedagogia for assumida como premissa basilar da formação dos pedagogos, em contraposição à epistemologia pragmatista que tem permeado as prescrições curriculares.