Banca de DEFESA: Aldiléia da Silva Souza

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Aldiléia da Silva Souza
DATA : 22/09/2022
LOCAL: virtual

Formação de professores em pedagogia em Roraima: desafios e possibilidades para uma abordagem Etnomatemática.

Formação inicial. Licenciatura em Pedagogia. Tendências em Educação Matemática. Etnomatemática.

Os processos de ensino e aprendizagem se tornam mais significativos à medida em que os elementos presentes no cotidiano dos estudantes são considerados para abordar os objetos do conhecimento presentes no currículo escolar. Entre esses elementos, destacamos os que constituem a identidade cultural dos estudantes, pois, além de favorecer a compreensão e transformação da realizada na qual estão imersos, possibilita a construção de sentimentos de pertencimento à escola e de integração social. Uma abordagem teórica do campo da educação matemática que favorece essa perspectiva é a Etnomatemática, que busca valorizar e usar os conhecimentos do grupo cultural do qual o estudante faz parte, sem desconectá-lo do contexto social e científico mais amplo. Considerase que os processos de formação de professores que ensinam matemática devem abordar tal perspectiva teórica a fim de favorecer processos de ensino e aprendizagem mais significativos. Tomando isso como uma primícia orientadora para os cursos de formação, esta tese foi desenvolvida com o objetivo de investigar as possibilidades e os desafios na formação de professores pedagogos na perspectiva da Etnomatemática no Estado de Roraima. O local escolhido para a pesquisa caracteriza-se como uma realidade multicultural, com a presença de povos originários, população nativa do estado e de outras unidades da federação e imigrantes de países vizinhos, especialmente da Venezuela. Essa realidade traz implicações para o processo de ensino e aprendizagem da matemática, que requer uma abordagem que valorize a cultura de todos os envolvidos. Para conduzir a pesquisa, tomou-se a abordagem qualitativa, com algumas características etnográficas, numa perspectiva descritiva. Para a produção das informações analisadas, utilizou-se da observação do cenário de formação de pedagogos de uma faculdade privada do estado de Roraima, tomando uma disciplina do curso de Pedagogia destinada ao trabalho com a matemática como foco das observações. Realizou-se entrevistas com a professora formadora dessa disciplina e com uma estudante que desenvolvia o estágio curricular obrigatório. Utilizou-se, ainda, um questionário com todos os estudantes matriculados na referida disciplina. Os resultados apontam que os licenciandos, em sua maioria, desconheciam o termo etnomatemática e suas aplicações dentro do contexto educacional roraimense. Conclui-se que o estado de Roraima se constitui como um local rico para o desenvolvimento das tendências em educação matemática, principalmente da etnomatemática, e que a aplicação desta no processo de formação de professores pedagogos auxilia no desenvolvimento de uma prática pedagógica coesa, colaborativa e que valorize as diferentes culturas existentes na sala de aula, todavia, a abordagem destas tendências ainda não se faz presente de maneira satisfatória dentro do processo de formação dos pedagogos roraimenses.

Presidente - 1714408 - CLEYTON HERCULES GONTIJO
Externo à Instituição - MATEUS GIANNI FONSECA - IFB
Interna - 1308175 - OTILIA MARIA ALVES DA NOBREGA ALBERTO DANTAS
Externa ao Programa - 1782267 - REGINA DA SILVA PINA NEVES