SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO DOS (AS) PROFESSORES (AS) QUE ATUAM EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO NA SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
Professor alfabetizador; Sentidos e Significados; Alfabetização; Trabalho docente; Bloco Inicial de Alfabetização
A especificidade do trabalho docente realizado na etapa da alfabetização é entendida como práxis social do professor alfabetizador, um processo intencional e planejado, na qual a aprendizagem da escrita e da leitura corrobora com o movimento de transformação da realidade existente. Ao entendermos o trabalho como categoria ontológica do sersocial compreendemos que é por meio do trabalho realizado no ambiente escolar que o professor exerce a sua função social, o ensino. Nessa perspectiva, ao observarmos os sentidos e significados do trabalho na alfabetização buscamos entender como as singularidades do trabalho nessa etapa escolar são percebidas pelos docentes. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo geral compreender os sentidos e significados do trabalho dos(as) professores(as) que atuam em turmas do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) no Distrito Federal. Delineamos como objetivos específicos: i) identificar o que as pesquisas brasileiras dizem sobre o trabalho dos(as) professores(as) na/ com a alfabetização no período de 2010 a 2021; ii) reconhecer os sentidos e significados dos professores(as) que atuam em turmas do BIA no Distrito Federal sobre o trabalho que realizam; iii) analisar os sentidos e significados sobre o trabalho docente produzidos pelos(as) professores(as) que atuam em turmas do BIA no contexto do DF. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa fundamentada na perspectiva do Materialismo Histórico Dialético e na perspectiva histórico cultural. Será utilizado como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada para produção de dados e como procedimento metodológico de análise os núcleos de significação