Análise interpretativa de zines produzidos por estudantes do ensino médio do Distrito Federal.
Juventude. Ensino Médio. Zines. Análise de imagens. Método Documentário
A presente pesquisa investiga zines que foram elaborados por jovens estudantes de uma escola pública de ensino médio do Distrito Federal com o objetivo de compreender as orientações coletivas de seus produtores, bem como, as representações sobre si e seu meio social. O referencial teórico-metodológico dessa investigação encontra-se ancorado na sociologia praxiológica do conhecimento e no Método Documentário de interpretação de imagens desenvolvido por Ralf Bohnsack. O primeiro capítulo da pesquisa se empenha em compreender a função histórica da produção de zines e seu papel contestador da cultura dominante. O segundo capítulo apresenta o referencial teórico-metodológico do Método Documentário, o qual é uma ferramenta de estudo que leva a uma análise interpretativa não só sobre a imagem, como também do contexto social e geracional de inserção de seus produtores. Sendo assim, ele é adequado ao acesso e à compreensão do conhecimento tácito de quem participa dessas produções de zines e suas interações sociais. O terceiro capítulo apresenta o corpus da pesquisa, a saber o projeto zine e os zines produzidos pelos jovens. Por fim, no quarto capítulo, será exemplificado uma análise interpretativa com o uso de uma imagem de um zine sobre a temática das redes sociais. O uso desse exemplo será para ilustrar os aspectos metodológicos que permitem reconstituir suas vivencias e seu cotidiano, assim como, as relações plurais entre seus pares.