O brincar livre do bebê na creche: processos subjetivos e desenvolvimento.
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Este estudo tem por objetivo compreender a experiência do brincar livre do bebê na creche, por uma perspectiva da subjetividade, a fim de gerar inteligibilidade acerca dos processos subjetivos envolvidos nessa experiência, que podem ser favorecedores do desenvolvimento do bebê. A Teoria da Subjetividade de González Rey fornece os pressupostos teóricos para esta pesquisa, a qual foi realizada num Centro Educacional da Primeira Infância no Distrito Federal, (CEPI). A pesquisa traz discussões sobre conceitos de teoria e epistemologia, e os articula com questões sobre abordagens e métodos educacionais da Educação Infantil. Traz uma nova perspectiva sobre o desenvolvimento do bebê e sobre o seu brincar livre e autônomo, como experiência que pode abrir novos caminhos de subjetivação. O desafio metodológico foi enfrentado com a abordagem da Epistemologia Qualitativa, que para o estudo da subjetividade resgata o sujeito na pesquisa, e se caracteriza pelo caráter dialógico e construtivo-interpretativo do conhecimento. Assim, é com a Metodologia Construtivointerpretativa que a construção do conhecimento é elaborada, a partir de indicadores e hipóteses, que evidenciem processos subjetivos nos bebês, os quais nesta pesquisa, são participantes ativos.