Um olhar para os Centro de Referência em Tecnologia Educacional do Distrito Federal na perspectiva da formação continuada docente para o uso das TICE: a visão dos professores formadores
CRTE; DF; Formação continuada docente; Professor formador; Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão.
Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os limites e as possibilidades dos CRTEs do DF, no desenvolvimento das ações de formação continuada docente para o uso das TICE, a partir da visão dos professores formadores. Especificamente, intentou-se identificar em que condições acontece o trabalho nos Centros; averiguar como os formadores analisam a sua prática profissional; verificar as principais dificuldades na execução de suas ações e analisar o viés das formações, por meio dos cursos ofertados antes e após o período da pandemia da Covid-19. Para tanto, optouse pela pesquisa com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio do estudo de caso múltiplo. Utilizou-se as técnicas de observação dos CRTEs, análise documental e questionário online para a produção dos dados empíricos. A interpretação foi feita pela análise de conteúdo. Os resultados sugerem que os CRTEs são importantes espaços de formação continuada docente e podem contribuir para que as TICE se efetivem no meio educacional, por meio de suas ações formativas (cursos, oficinas, suporte em projetos, entre outras). As possibilidades são inúmeras, mas alguns limites interferem no desenvolvimento das ações. A exemplo, os CRTEs carecem de uma gerência ao nível central, recursos próprios para a aquisição ou manutenção de materiais e investimentos nos espaços físicos, a publicação de uma nova portaria e políticas públicas consistentes para o setor.