Banca de QUALIFICAÇÃO: Rizalva dos Santos Cardoso Rabêlo

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rizalva dos Santos Cardoso Rabêlo
DATA : 17/11/2022
LOCAL: Webconferência - Plataforma Zoom

Criatividade e elaboração de problemas abertos de matemática: um estudo de caso com professores dos anos finais do ensino fundamental

Criatividade em matemática; Elaboração de problemas de matemática; Problemas abertos em matemática.

O conhecimento é algo construído ao longo do tempo, de acordo com as possibilidades e capacidades de cada um, em um processo contínuo e social, onde o aprendiz se torna sujeito ativo e atuante dentro desse processo. Segundo o Art.2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional [LDB], a finalidade da educação é “o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”(LDB, 1994). As exigências legais confrontadas com os resultados de aprendizado e trajetória dos estudantes brasileiros, com quinze anos de idade, apontados pelo PISA, geram desconforto entre profissionais da educação, famílias e alunos e continua provocando o surgimento de inúmeras pesquisas e publicações. Uma forma de colaborar com a investigação e o debate é ampliar o número de pesquisas acerca do processo de aprendizagem e desenvolvimento, sobretudo no tema criatividade em Matemática, que no âmbito escolar está relacionado à resolução de problemas e/ou à formulação de problemas, que têm por objetivo favorecer aos alunos oportunidades de se engajar em situações desafiadoras que os levam a experimentar o processo criativo de um matemático, refletindo sobre suas próprias ideias. Consideramos fundamental o papel do professor no desenvolvimento de atividades que estimulem a criatividade em a matemática dos estudantes. Nesse sentido, a pesquisa foi planejada com o objetivo de analisar as produções de um grupo de professores, participantes de um curso de formação continuada, em atividades de transformação de problemas fechados em problemas abertos para estimular o pensamento matemático criativo dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Ela ancora-se em estudos de resolução de problemas abertos fazendo relação com a criatividade matemática, nos aspectos da fluência, flexibilidade e originalidade. Como estratégia metodológica será realizada pesquisa exploratória, sob a perspectiva empírico-analítica, tendo por condução de dados professores de matemática e a categorização das soluções propostas por eles (análise qualitativa) seguida de análises estatísticas (análise quantitativa). Espera-se contribuir com a área de pesquisa sobre criatividade em matemática, particularmente sobre de elaboração de problemas abertos por parte dos professores.

Presidente - 1714408 - CLEYTON HERCULES GONTIJO
Externo ao Programa - 2425552 - WESCLEY WELL VICENTE BEZERRA
Externo à Instituição - ALEXANDRE TOLENTINO DE CARVALHO - SEEDF
Externo à Instituição - MATEUS GIANNI FONSECA - IFB