Banca de DEFESA: PAULIANE DUARTE DE ALMEIDA

DISCENTE : PAULIANE DUARTE DE ALMEIDA
DATA : 16/12/2022
LOCAL: virtual

TRABALHO DO PEDAGOGO EXPRESSO EM DOCUMENTOS OFICIAIS: ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E A AÇÃO PEDAGÓGICA.

Pedagogo; Formação Inicial; DCNs; Pedagogia;Escola pública.

A pesquisa visou analisar “O trabalho do pedagogo expresso em documentos oficiais: entre a formação inicial e a ação pedagógica”. Sob a orientação do Materialismo HistóricoDialético foi utilizada como metodologia a pesquisa documental e bibliográfica. Investigou-se o processo histórico da Pedagogia e da formação dos pedagogos para compreender como as influências sociopolíticas conduziram a formação dos pedagogos conforme a arquitetura curricular observada atualmente. Analisou-se a configuração e a atuação do pedagogo no Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal como reflexo da formação inicial, especialmente a que se encontra na letra das legislações nacionais e estaduais que regulamentam a formação inicial em Pedagogia. Na pesquisa bibliográfica e documental, considerou-se as principais normativas que regulamentam essas atuações no Distrito Federal. A fundamentação teórica foi pautada em autores como: Dantas (2007); Franco (2008); Libânio (2008), Marx (2008) e Saviani (2007) entre outros. Os resultados e conclusões apontam que a formação inicial demonstrase insuficiente para conduzir adequadamente o desenvolvimento e a atuação do trabalho do Pedagogo, necessitando, por essa razão, serem consideradas as múltiplas demandas advindas do ambiente escolar que contribuam para formação continuada aliada a outras experiências desses profissionais e que venham a ser delineadoras dos projetos dos cursos de Pedagogia. É primordial auxiliar o pedagogo nessa constante dinamicidade do trabalho pedagógico. Quanto aos documentos que regem os pedagogos da Secretaria, verificou-se que não há uma unidade de informações quanto ao trabalho do Pedagogo na SEEDF.

Externo à Instituição - JOÃO FRANCISCO LOPES DE LIMA - UFAC
Externa à Instituição - ANTONIA DALVA FRANÇA CARVALHO - UFPI
Interno - 1087811 - ERLANDO DA SILVA RESES
Presidente - 1308175 - OTILIA MARIA ALVES DA NOBREGA ALBERTO DANTAS