METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA NA PERSPCETIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA INOVAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-BRASIL
Currículo da Formação Docente. Inovação Curricular. Pedagogia Histórico-Crítica. Metodologia Problematizadora
Este projeto de tese integra a linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA) da FE/UNB. Este estudo apresenta a propositura de uma metodologia problematizadora partir do método da Pedagogia Histórico-Crítica. Nesse entendimento compreende a Pedagogia Histórico-Crítica como um campo teórico-metodológico que assume em sua natureza a função de orientar a ação educativa no sentido do movimento de transformação dos sujeitos e da sociedade. Este estudo se apoia em três eixos teóricos, sendo eles: a Inovação Curricular na Formação Docente, o Currículo da Formação Docente e o método da Pedagogia Histórico Crítica. Portanto, defende a Inovação Curricular em uma perspectiva emancipadora, Defende ainda, o Currículo da Formação Docente guiada pela epistemologia da práxis, E, por fim, no terceiro eixo, a metodologia da Pedagogia Histórico-Crítica defende que a partir de seus cinco passos metodológicos (prática social, problematização, instrumentalização, catarse e prática social) é possível compreender a realidade em sua totalidade por meio do trabalho educativo, numa perspectiva emancipadora.Nessa compreensão considera-se nesse estudo uma estrutura lógica nomeada de metodologia problematizadora organizada em 10 (dez) etapas que se interconectam como uma possibilidade de conduzir progressivamente à construção e aquisição dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade no processo educativo.