PESSOAS SURDAS E ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: DILEMAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Pessoa surda; Educação Superior; Acesso; Processo seletivo
Esta pesquisa teve como objetivo compreender a representação que pessoas surdas têm sobre o acesso à educação superior. A pesquisa aconteceu na cidade de Barreiras na Bahia e contou com duas pessoas surdas, usuárias da Libras como primeira língua, que tiveram experiências em participar de processos seletivos para o ingresso no ensino superior. A fim de que o objetivo fosse alcançado, foi proposto: 1) identificar o modo como pessoas surdas entendem a mudança do nível de educação escolar do básico para o superior; 2) explicar as compreensões das pessoas surdas sobre o processo seletivo enfrentando para o ingresso no ensino superior e; 3) especificar as motivações de pessoas surdas no enfrentamento das condições de acesso à educação superior. Nesse propósito, o referencial teórico utilizou as contribuições da teoria histórico-cultural de Vygotski (1997) e os estudos de Skliar (2012) sobre cultura surda e diferença. Esta é uma pesquisa de Abordagem Qualitativa, que segundo Bortoni-Ricardo (2008) está assentada sob o paradigma interpretativista. Desse modo, sob o pressuposto da reflexividade, foram elaboradas asserções que, alinhadas com o objetivo, conduziram à investigação do problema gerador: como pessoas surdas compreendem o acesso ao ensino superior? Como instrumento para gerar as informações, foi utilizada a Entrevista semiestruturada e para a análise das informações também foi utilizado o Diário de pesquisa por concentrar informações relevantes registradas no curso da pesquisa. Pela complexidade que envolve a produção de sinais em Libras e por ser um exercício reflexivo, antes de serem analisadas, as informações foram transcritas e/ou traduzidas da Libras para a Língua Portuguesa, utilizando um procedimento elaborado pelo autor. Os resultados foram analisados e organizados em três seções que abordam (i) os antecedentes do acesso, (ii) a experiência com o acesso e, (iii) a educação superior como projeto de vida