Banca de DEFESA: BARBARA RIBEIRO DOURADO PIAS DE ALMEIDA

DISCENTE : BARBARA RIBEIRO DOURADO PIAS DE ALMEIDA
DATA : 05/04/2023
LOCAL: Plataforma Zoom

EDUCAR PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: RACISMO E ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação. Relações Étnico-Raciais. Lei n° 11.645/08. Racismo. Antirracismo.

A pesquisa em tela teve por objetivo mapear e analisar as práticas educativas para as relações étnico-raciais desenvolvidas no Centro de Educação Infantil 01 (CEI 01) da cidade de São Sebastião/DF. Mais especificamente, focalizei os desafios e as inovações que atravessam as abordagens, estratégias e conteúdos mobilizados pelos docentes visando à implementação da Lei de n° 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. As práticas educativas foram analisadas em diálogo com os movimentos antirracistas de São Sebastião, observando-se de que modo essas experiências dialogam e repercutem positivamente no contexto escolar. Visando favorecer a participação ativa de professoras/es e estudantes no processo investigativo, foram adotadas estratégias de pesquisa colaborativa, tais como: participação observante; rodas de conversa; entrevista narrativa; e intervenção pedagógica. O percurso metodológico foi desenvolvido em quatro etapas: 1) acompanhamento e registro das práticas educativas voltadas para o ensino das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas na escola; 2) acompanhamento e registro de ações de coletivos antirracistas de São Sebastião; 3) coleta de entrevistas narrativas de professoras/es; 4) desenvolvimento de intervenção pedagógica junto às crianças do CEI 01, para cotejá-las criticamente com as práticas usualmente realizadas na escola. O aporte teórico da pesquisa envolve a vasta literatura das relações étnico-raciais e educação antirracista, em chave decolonial.

Presidente - 1466200 - ANA TEREZA REIS DA SILVA
Interno - 2236695 - ALESSANDRO ROBERTO DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - MARIANA BRACKS FONSECA - UFS
Externo à Instituição - SAULO PEQUENO NOGUEIRA FLORENCIO - UNICEUB