Banca de DEFESA: Klever Corrente Silva

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Klever Corrente Silva
DATA : 28/04/2023
LOCAL: virtual

PROJETO DE VIDA E ENSINO MÉDIO: uma análise da prescrição curricular brasileira das redes de ensino dos Estados e do Distrito Federal (2017-2022)

Projeto de Vida. Currículo. Ensino Médio. Teoria Curricular Crítica. Educação

O objeto de estudo desta tese é a inclusão curricular do Projeto de Vida na Educação Básica, focalizando a etapa do Ensino Médio. Esta investigação valoriza o campo curricular como território adequado para orientar, dar autonomia e propiciar formação humana integral aos estudantes, suscitando-lhes discussões sobre projetos de vida. Com a promulgação da Lei nº 13.415/2017, os currículos de Ensino Médio passaram a introduzir um trabalho voltado para a construção do projeto de vida dos estudantes. Além disso, com a instituição da Base Nacional Comum Curricular, uma das competências gerais a serem desenvolvidas pelos estudantes relaciona-se diretamente com a temática. À luz da abordagem críticodialética e da teoria curricular crítica, este estudo é norteado pela questão: De que forma a curricularização do Projeto de Vida no Ensino Médio tem se desenvolvido no Brasil, em especial no Distrito Federal? O objetivo desta investigação é analisar o formato em que a estratégia pedagógica Projeto de Vida tem sido inserida nos currículos de Ensino Médio das Secretarias de Educação do país, em especial no DF. A metodologia empregada conjuga a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, em normativos, documentos pedagógicos e currículos. Esta tese indica que, ainda que a precípua opção dos Estados e do DF tenha sido a curricularização do Projeto de Vida no formato de unidade curricular, configurá-lo como eixo estruturante integrador é a opção curricular mais adequada à perspectiva curricular crítica, por possibilitar que todos os componentes curriculares, temas transversais e demais dispositivos curriculares gravitem em torno desse elemento.

Presidente - 2000468 - LILIANE CAMPOS MACHADO
Interno - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Interna - 1482848 - WIVIAN JANY WELLER
Externa à Instituição - MIRIAM FÁBIA ALVES - UFG