“A inter-relação plágio e inteligência artificial na escrita acadêmica: uma análise a partir da compreensão de graduandos em pedagogia”.
Plágio, ciberplágio, inteligência artificial, autoria, escrita acadêmica, graduação.
O constante desenvolvimento de novas tecnologias da informação e comunicação possibilitam novas configurações na escrita acadêmica e ampliação do acesso à informação dos estudantes(DINIZ; MUNHOZ, 2011). Diante do contexto de avanços globais e acadêmicos, a Inteligência Artificial apresenta-se em várias esferas do cotidiano das pessoas, provocando grande impacto na produção de linguagem. Este estudo busca analisar criticamente a compreensão dos estudantes de graduação em Pedagogia sobre a inter-relação do plágio associado ao uso de Inteligência Artificial para a produção de textos escritos. O referencial teórico está pautado na abordagem do plágio (DINIZ, TERRA, 2014; KROKOSCZ, 2011; KROKOSCZ, 2012; LOPES, 2020; CASTRO; LOPES, 2019; MCCORD, 2008; PARK, 2003), ciberplágio acadêmico (COMAS; SUREDA, 2007; GALLENT TORRES; TELLO FONS, 2021; DÍAZ ARCE, 2007; SUREDA NEGRE; COMAS; MUT-AMENGUAL, 2007) e Inteligência Artificial para produção de textos (KAUFMAN, 2018; BOA SORTE et al., 2021; FYFE, 2022; THUNSTRÖM; STEINGRIMSSO, 2022; ARAUJO, 2021; ROE; PERKINS, 2022; ROGERSON; McCARTHY, 2017;). Para alcançar tal objetivo propomos nessa investigação os precedimentos de análise de conteúdo de Bardin (1977) e atriangulação de dados de Triviños (1987), de questionário e entrevista com estudantes. Consideramos de forma preliminar a partir dos dados obtidos pelo questionário respondido por 108 estudantes da graduação em pedagogia e posteriormente em entrevista com 16 desses estudantes que, os alunos compreendem o conceito do plágio de modo geral, porém, quando contrastados a uma situação específica de uso de IA para escrita de textos acadêmicos, a maioria dos alunos não consegue identificá-lo. Os estudantes demonstram preocupação com questões de autoria, em caso de uso de ferramentas de IA para escrita de texto. Diante dessa perspectiva, identificamos a necessidade de repensar o ambiente educativo na graduação, que propicie a construção da autoria e a compreensão de situações que envolvem plágio ou ciberplágio acadêmico.