A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: implicações na profissão para os/as professores/as dos anos iniciais da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal
Identidade Profissional Docente. Professores/as dos Anos Iniciais da SEEDF, Prática pedagógica. Educação.
O objeto de estudo deste projeto de pesquisa é a constituição da identidade profissional docente: implicações na profissão para os/as professores/as dos anos iniciais da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal - SEEDF. A realidade vivida pelos professores da educação básica, em especial o Ensino Fundamental, Anos Iniciais, em diversos momentos, é marcado por múltiplas determinações motivadoras dos processos formativos e das práticas pedagógicas destes sujeitos. Este projeto de pesquisa é guiado pela questão-problema: de que forma as múltiplas determinações identificadas na materialidade da prática pedagógica dos/as professores/as dos anos iniciais da SEEDF, caracterizadas pelos elementos e fatores que atravessam a ação docente podem implicar na constituição da identidade profissional docente do/as professores/as dos anos iniciais da SEEDF? Na busca dessa resposta, o objetivo geral deste projeto de pesquisa visa analisar de que forma as múltiplas determinações identificadas na materialidade da prática pedagógica dos/as professores/as dos anos iniciais da SEEDF, caracterizadas pelos elementos e fatores que atravessam a ação docente podem implicar na constituição da identidade profissional docente do/as professores/as dos anos iniciais da SEEDF. A metodologia empregada nesta finalidade será a pesquisa de natureza qualitativa, apoiada nos pressupostos do Materialismo HistóricoDialético e da perspectiva Histórico-crítica para podermos analisar por intermédio do conjunto de técnicas da análise de conteúdos, as características, os aspectos situacionais que historicamente influenciam os profissionais da educação dos anos iniciais e participam da constituição das identidades profissionais no curso do desenvolvimento da profissão docente.