Banca de DEFESA: Ana Claúdia Vieira Braga

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ana Claúdia Vieira Braga
DATA : 26/07/2023
LOCAL: Sala de Atos FE1

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO (TICE): UM ENSAIO GNOSEOLÓGICO A PARTIR DO MODUS VIVENDI ESCOLAR DOS TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA - ILHÉUS (BA)

Educação escolar indígena; Cultura Digital; Culturas Indígenas; Inclusão digital; TICE.

Essa tese tem por objetivo geral investigar qual é o papel da educação escolar indígena na inclusão digital por meio de um estudo de caso único e da elaboração de um ensaio gnoseológico do modus vivendi escolar dos Tupinambá de Olivença do Acuípe de Baixo. O estudo de caso foi realizado no Colégio Indígena Tupinambá do Acuípe de Baixo – CEITAB em Olivença, no município de Ilhéus no Estado da Bahia - BA. Realizamos um estudo de caso único que contribuiu especificamente para: identificar como acontece a participação dos alunos e professores indígenas na sociedade da informação; articular um estudo de caso e um ensaio gnoseológico para aprofundar a reflexão sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão- TICE no ensino e aprendizagem no CEITAB; identificar os fatores que influenciam a incorporação e o uso das TICE pelos professores e professoras indígenas, a partir de uma pesquisa de campo; e identificar, por meio da análise de documentos e de roteiros de observação, quais são os procedimentos para o uso das TICE que estão presentes na educação escolar indígena do CEITAB. Essa pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa - CEP do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Brasília - UnB e foi aprovada sob o CAAE: 55866922.9.0000.5540.

Externo à Instituição - JORGE MANOEL ADÃO - UEG
Interna - 1466200 - ANA TEREZA REIS DA SILVA
Interno - 1651994 - CARLOS ALBERTO LOPES DE SOUSA
Presidente - 2211642 - GILBERTO LACERDA DOS SANTOS