ESCOLA CLASSE (E/OU) COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM DO PARANOÁ: A CARTOGRAFIA DE UMA TRAVESSIA PEDAGÓGICA.
comunidade de aprendizagem; escola pública; travessia pedagógica
A consciência de que a forma atual da escola hegemônica no Brasil não dá mais conta da realidade tem dado origem a diferentes formas de conceber o processo de escolarização. Nesse sentido, essa pesquisa buscou descrever o caminho percorrido pela Escola Classe Comunidade de Aprendizagem do Paranoá, nos seus primeiros anos de vida, a fim de compreender os contextos mais favorecedores e os mais desafiadores para que a sua criação fosse além do sonho e se tornasse uma realidade, ainda que dentro do paradigma da rede pública de ensino no Distrito Federal. O percurso metodológico trilhado contou com revisão bibliográfica e análise documental, além das seguintes estratégias colaborativas de investigação: entrevistas semiestruturadas com os interlocutores de cada segmento dessa comunidade e uma cartografia na perspectiva da participação observante registrada em diário de bordo enquanto professora/pesquisadora em tal escola, acionando também memórias e vivências de outras práticas diferenciadas. A análise da travessia realizada por essa escola pública periférica ofereceu caminhos possíveis na busca por práticas pedagógicas mais criativas, com outras dimensões de aprendizagem e comprometidas com o desenvolvimento de uma educação emancipatória, indicando o que vigora e o que limita nessa caminhada coletiva