Banca de DEFESA: Vanilson José Lourenço

DISCENTE : Vanilson José Lourenço
DATA : 31/07/2023
LOCAL: SALA DE ATOS

CAMINHOS PARA TRANSFORMAÇÃO DA FORMA ESCOLAR:  UM ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CED PAD-DF NA PERSPECTIVA DOS EDUCADORES E DA JUVENTUDE CAMPONESA.

Educação do Campo; Escola do Campo; Transformação da Forma Escolar; Organização do Trabalho Pedagógico

O modelo de educação pensado no Brasil ao longo dos tempos, muitas vezes, não contemplou os trabalhadores do campo. Na busca de vencer esse modelo padronizado de educação, os movimentos sociais dos camponeses travaram grandes batalhas em favor da oferta de uma educação conectada com os saberes e fazeres destes trabalhadores e trabalhadoras. Dessa maneira foram conquistadas as Políticas Públicas de Educação do Campo que trazem em sua estrutura os marcos legais para implantação de uma Educação do Campo voltada para os anseios das comunidades. Somente os marcos regulatórios não seriam suficientes para que a educação ocorresse de fato. Foram necessárias articulações entre o meio acadêmico e as comunidades e Movimentos Sociais para que essa nova educação subvertesse a lógica atual que coloca a Educação rumo à produção e reprodução do trabalho sobre a égide capitalista. E que a modalidade promova a articulação dos conteúdos entre teoria e prática na promoção da compreensão e transformação da realidade camponesa. Dessa forma, por meio de entrevistas, pretende-se aprofundar em um cenário individualizado para entender a forma de pensamento das professoras e dos professores; de integrantes da gestão escolar e estudantes do Centro Educacional do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal - CED PAD-DF sobre como percebem a organização do trabalho pedagógico da escola.

Externa ao Programa - 1378920 - CLARICE APARECIDA DOS SANTOS - nullExterna à Instituição - MARIA JUCILENE LIMA FERREIRA - UNEB
Presidente - 2322876 - MONICA CASTAGNA MOLINA
Interna - 1491659 - SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ
Notícia cadastrada em: 18/07/2023 16:30