Banca de QUALIFICAÇÃO: Adriana Rezende Vargas

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Adriana Rezende Vargas
DATA : 05/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Atos - FE1
TÍTULO:

 SAEB E GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II DO DISTRITO FEDERAL: TENDÊNCIAS E DESAFIOS


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação; Gestão Escolar; Práticas Pedagógicas; Saeb.


PÁGINAS: 178
RESUMO:

Este projeto de pesquisa tem como foco a temática da avaliação no âmbito das políticas públicas educacionais, considerando os debates contemporâneos sobre esse assunto relevante. Seu objetivo geral é investigar como as gestões das escolas públicas do Ensino Fundamental II (anos finais) no Distrito Federal (DF) mediam o uso dos instrumentos e resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas práticas pedagógicas, com o intuito de aprimorar a qualidade do ensino. Para alcançar esse objetivo, será adotado o método do materialismo histórico-dialético, que consiste em uma análise fundamentada na interpretação dialética dos fatos, levando em consideração o contexto histórico e identificando as contradições presentes no objeto de estudo. Como estratégia de investigação, propõe-se a utilização do estudo de caso múltiplo, com uma abordagem mista que combina métodos quantitativos e qualitativos. O foco da análise será em três escolas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), localizadas na Região Administrativa de Taguatinga. Serão realizadas análises documentais e entrevistas semiestruturadas, envolvendo os gestores escolares (gestão local), um representante da gestão intermediária, neste caso, da Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga (CRET) e um representante da SEEDF (gestão central), a fim de coletar os dados necessários para a pesquisa. As informações coletadas serão tratadas por meio da análise de conteúdo, visando alcançar os cinco objetivos específicos estabelecidos: i) apresentar a historicidade do Saeb, abrangendo suas finalidades e estratégias de ação; ii) analisar o nível de domínio teórico-metodológico dos gestores escolares na assimilação e utilização dos instrumentos e resultados do Saeb: iii) identificar os desafios enfrentados pelas gestões das escolas públicas do Ensino Fundamental II no Distrito Federal em relação ao uso dos instrumentos e resultados do Saeb, relacionados às práticas pedagógicas; iv) investigar as estratégias adotadas pela gestão escolar para aprimorar a qualidade do ensino com base nos dados do Saeb; e v) apresentar as contradições relacionadas ao significado da política pública avaliativa do Saeb para a gestão escolar, considerando as mediações realizadas nas práticas pedagógicas. Com base nos resultados obtidos, espera-se contribuir para uma melhor compreensão, aprimoramento e articulação da relação entre a política pública de avaliação do Saeb e as práticas pedagógicas com fins a melhoria dos resultados educacionais nas escolas públicas do Ensino Fundamental II no Distrito Federal


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - PUC - RJ
Interna - 2739901 - GIRLENE RIBEIRO DE JESUS
Presidente - 1457449 - JOSE VIEIRA DE SOUSA
Interna - 1350812 - MARIA ABADIA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 28/07/2023 10:55
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