A avaliação formativa e o pensamento crítico e criativo em matemática na percepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Avaliação formativa em matemática; Pensamento crítico e criativo em matemática; Rubricas de avaliação; Formação docente; Feedback
Nesse estudo, objetivamos responder à seguinte questão: qual a percepção dos professores quanto a avaliação formativa para desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas públicas de Brasília? Nesta pesquisa participante, ofertamos o curso “Avaliação Formativa na perspectiva do pensamento crítico e criativo em Matemática” (AFPPCCM) para um grupo de oito professores dos Anos Iniciais de escolas públicas de Brasília, uma atividade de formação continuada na modalidade híbrida para realização concomitante à atividade profissional, com tarefas a serem elaboradas colaborativamente, aplicadas nas turmas e depois, socializadas em curso. Além do curso, coletamos os dados por meio de questionários, entrevistas individuais e grupo focal on-line, as transcrições das falas dos participantes nos encontros remotos, presenciais e no ambiente virtual de aprendizagem e das atividades avaliativas “mãos na massa” realizadas pelos participantes. Os dados foram analisados qualitativamente, por meio de Análise de Conteúdo. Ao ampliar o olhar crítico e reflexivo mediante às avaliações que propõe, o professor rompe com o ensino transmissivo, com a alienação do estudante e de si mesmo; são necessárias atividades de formação continuada para ampliar o repertório de conhecimentos do professor sobre o pensamento crítico e criativo em matemática e como desenvolvê-lo, bem como sobre a avaliação. Nesta perspectiva, a avaliação considera as singularidades dos estudantes para elaborar e solucionar problemas matemáticos do mundo real, podendo recorrer a elementos lúdicos, o que auxilia no processo de emancipação crítica e criativa do estudante e do próprio professor.