Juventude, família e novo ensino médio: um estudo comparado sobre orientações educativas e processos de transição escolar
Família; Juventude; Ensino Médio; Orientações Educativas; Pesquisa Social Reconstrutiva
A presente proposta de tese está vinculada à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (ECOE) e ao Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). A investigação objetiva reconstruir os tipos de orientações educativas que emergem do espaço de experiências conjuntivas de famílias de camadas médias e populares do Distrito Federal e compreender em que medida essas orientações repercutem nas decisões tomadas pelos jovens durante a transição escolar para o novo ensino médio. Parte-se do pressuposto de que os processos intrafamiliares de socialização desenvolvidos em contexto de interação face a face no cotidiano doméstico são espaços especialmente fecundos de produção de orientações educativas – ou habitus educativos -que estruturam as práticas dos jovens no curso de suas transições escolares e subjazem os processos decisórios das famílias no âmbito da educação formal de nível médio. Via de regra, essas orientações educativas estão documentadas nas decisões e nas práticas de envolvimento escolar levadas a cabo em diferentes meios familiares. Pretende-se desenvolver um estudo qualitativo apoiado nos princípios da Pesquisa Social Reconstrutiva em interface com o aporte teóricometodológico da Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim. Para a produção dos dados, propõe-se uma triangulação metodológica que consiste na combinação de Entrevistas Narrativas e Grupos de Discussão com famílias. Quanto ao processo de análise dos dados, este será realizado segundo as etapas do Método Documentário de Interpretação.