AULA DE ARTES VISUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL: SIGNIFICAÇÕES CONSTITUÍDAS PELOS ESTUDANTES
Aula; Organização didática; Artes; Atividade Criadora
Intitulado “Aula de artes visuais no ensino fundamental II de uma escola pública do Distrito Federal: significações constituídas pelos estudantes” este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar a organização didática da aula de Artes Visuais e suas repercussões no desenvolvimento do processo criador e do fazer artístico dos alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública situada na região administrativa de Samambaia. A metodologia, de natureza qualitativa, consubstanciada nas discussões e aproximações elaboradas pelo Materialismo Histórico Dialético (MHD), fundamentada nos escritos de Marx (1982), Netto (2011), Húngaro (2008) e Cury (1989). Utilizar-se-á para a produção de dados: análise documental do Currículo em Movimento do Distrito Federal (2018), e da Base Nacional Curricular Comum (2017); observação das aulas de artes; entrevistas semiestruturadas com os professores; e grupo de discussão com os estudantes. Os dados serão organizados fazendo-se uso dos Núcleos de Significação de Aguiar e Ozella (2014). Nas construções teóricas sobre trabalho e trabalho pedagógico recorre-se a: Saviani (2007), e Fuentes e Ferreira (2017); em Libâneo (2013), Silva (2014), Veiga (2008) e Saviani (2021) para discutir a organização didática da aula e nos textos e produções de Barbosa (2019), Vigotsky (2018) e Saccomani (2016) a respeito da aula de artes e atividade criadora. Espera-se compreender a partir dos resultados a influência que a organização didática da aula tem sobre o fazer criador dos alunos nas aulas de artes visuais