A RECONFIGURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL
Educação; formação continuada; trabalho docente; relação capital-educação; pós-pandemia
Este trabalho tem como objetivo geral analisar se houve modificações ocorridas na formação continuada dos professores no pós-pandemia decorrentes da pandemia que denotem uma reconfiguração do trabalho docente. Para alcançarmos esse objetivo, delineamos como objetivos específicos: a) Compreender como as determinações capitalistas incidem sobre a educação e, por conseguinte, sobre a formação continuada de professores; b) Investigar o processo de desenvolvimento da formação continuada no Brasil e as forças em disputa no campo da formação de professores; c) Perquirir como as mudanças na formação continuada podem incidir sobre o trabalho docente; d) Analisar se houve incorporação de elementos desenvolvidos no trabalho dos professores durante a pandemia na formação continuada que denotem a reconfiguração do trabalho docente. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo fundamentada na perspectiva do Materialismo Histórico Dialético. Como procedimentos metodológicos escolhidos para está pesquisa temos a análise documental, a entrevista semiestruturada e a entrevista, na técnica da triangulação da coleta de dados, que serão tratados com base na análise categorial.